5.11.09

LEIGH BOWERY

" My prime objective in life is having a good time "
















LEIGH BOWERY PHOTOGRAPHED BY FERGUS GREER

Ser e não ser era exactamente o que o artista plástico Leigh Bowery (1961-1994) ambicionava. Leigh Bowery é o exemplo de como podemos transformar o nosso corpo através do vestuário e de como podemos modificar e recriar uma peça de roupa de infinitas maneiras. Bowery deformava, esticava ou dobrava partes do seu corpo e do vestuário em busca de formas novas e incomuns. Os seus visuais distorcidos através de associações surreais de formas, cortes, cores, proporções, etc., e as composições entre o convencional e a improvisação, arquitectura e animismo são um bom exemplo das suas múltiplas intervenções.

Bowery nasceu em Sunshine, Austrália, a 26 de Março de 1961 e depois de passar por diversas escolas, inclusive de Música, matriculou-se no Royal Melbourne Institut of Tecnology, onde se especializou em Design.

Foi presença marcante dos anos 80, designer de moda, locomotiva da noite londrina, proprietário do clube Taboo, artista performático e cantor, criador da banda punk-retrô Minty e modelo do pintor Lucien Freud.
Constitui forte influência no trabalho de designers como Alexander Mcqueen, Viviene Westwood, John Galliano, e no cenário musical dos anos 80, inspirou Boy George, Marc Almond, entre outros. Neste panorama ainda hoje se sente fortes reflexos da sua influência através de alguns nomes, como Scissor Sisters, Antony and the Johnsons e muitos outros.

No comments:

Post a Comment